terça-feira, 27 de abril de 2010

Do céu ao créu

 3º lugar no Blorkutando 

Década de 20
Minha esperança
Se eu pudesse me lembrar
Como se dança
Esse chorinho 

Que hoje em dia
Ninguém sabe mais

Odeon - Nara Leão

Década de 60 
A gente quer ter voz ativa
No nosso destino mandar
Mas eis que chega a roda viva
E carrega o destino prá lá ...
Roda Viva - Chico Buarque



Década de 80
As crianças brincam
Com a violência
Nesse cinema sem tela
Que passa na cidade

Que tempo mais vagabundo
Esse agora
Que escolheram pra gente viver

Milagres - Barão Vermelho 
2010 
Alo minha galera preste atenção Rebolation é a nova sensação
Menino e menina não fiquem de fora que vai começar o pancadão
O suingue é bom gostoso de mais
Mulheres na frente os homens atrás
Mão na cabeça que vai começar
O Rebolation, tion o rebolation, o rebolation, tion, rebolation
O Rebolation, tion o rebolation, o rebolation, tion, rebolation
Parangolé - Rebolation


Entre 18 e 19 de agosto de 1969 acontecia o Festival de Música de Woodstock, nos Estados Unidos. Este foi o auge do uso da arte como forma de expressar os acontecimentos. Em um momento de incerteza do amanhã, na dúvida sobre "quem iria apertar o botão", os jovens daquela década resolveram usar a música como válvula de escape. É tempo de Beatles, Rolling Stones, Bob Dylan, entre outros.
Ainda na década de 60, o Brasil passava pela ditadura militar, período de intolerância total sobre os meios de comunicação e fim do direito de ir-e-vir. Chico Buarque, Roberto Carlos, entre outros, acharam na música uma maneira de dizer o que muitos queriam, mas não podiam por causa do medo das represálias.
Em 1985,  aconteceu no Brasil, no Rio de Janeiro, o primeiro Rock in Rio. Legião Urbana, Barão Vermelho e companhia, com suas letras críticas e inteligentes mostraram que arte e sociedade combinam, e muito.

No século XXI, a música tornou-se apenas algo que toca no rádio.
Com o tempo, tornou-se algo vazio, faz-se música apenas por fazer, o neoparnasianismo. A criatividade musical se perdeu pelo tempo. O teor crítico, agressivo, e as poesias cantadas, foram esquecidos e só restaram o apelo sexual, o duplo sentido e as declarações de amor baseadas em rimas baratas.
Hoje somos bombardeados todos os dias por celebridades musicais prontas, que se destacam por ter um visual agradável e por se enquadrarem em padrões de moda. O objetivo é apenas ganhar dinheiro e fama usando a arte para isso.
Ao analisar a historia musical brasileira, vê-se o desperdício que há: somos os mais criativos do mundo, sem erro. A poesia brasileira é a mais bonita que existe. Entretanto, não há nada atualmente que prenda a nova geração, visto que esta prefere ouvir músicas internacionais cujo significado nem importa [muitos nem sabem a tradução e acham a melhor coisa do mundo].

Música é mais do que programação de rádio. Música é arte, é vida.
Enquanto houver esse descaso, o que nos resta é olhar para trás e lembrar do tempo em que música de verdade existia.

Blorkutando: Música e contestação

11 comentários:

  1. "O teor crítico, agressivo, e as poesias cantadas, foram esquecidos e só restaram o apelo sexual, o duplo sentido e as declarações de amor baseadas em rimas baratas.
    Hoje somos bombardeados todos os dias por celebridades musicais prontas, que se destacam por ter um visual agradável e por se enquadrarem em padrões de moda. O objetivo é apenas ganhar dinheiro e fama usando a arte para isso."

    Concordei 100%. Muito bom o texto. =)

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, Milinda, arrasou 8(
    Você esqueceu da parte de ídolos com chapinha ENFIM

    ResponderExcluir
  3. Realmente as musicas hoje em dia, são tidas como modinhas, porque aquilo esta na midia e a nova moda, todo mundo se veste e coloca, aqueles treco coloridos, como a banda cine, entre tantas outras que não passam de modinhas baratas pois estão na midia é aquilo,que todos devem gostar.
    adorei seu texto :*

    ResponderExcluir
  4. Lembro da primeira vez que vi o cantor do Rebolation em um programde de televisão, achei que era brincadeira, que era um quadro amador sei la, levei um susto quando vi como estava desatualizada, porque a musica dele estava em qualquer lugar, desde a tv ao carro de som passando na rua. Não foi só ele que pensei ser amador, foi muitos cantores recem lançados com ritmo mais sem letra de música, poxa fico preocupada em estar acabando a criatividade dessa gente, não dos "cantores" que fazem essas letras, mais da população em não exigir um nível melhor.
    bjus

    ResponderExcluir
  5. vendo por agora,prefiria os tempos antigos (:

    ResponderExcluir
  6. Olá, primeira vez que venho aqui xD
    Adorei o blog! E ja to seguindo xD
    E concordo com a isabella M. aí de cima. "vendo por agora, prefiria os tempos antigos".
    Beeijão.

    ResponderExcluir
  7. HAHA, olha eu aqui denovo, Sabe eu curto muito quando entro no meu blog e vejo vc sempre presente por lá, POUTZ isso é muito legal e nos tras muita vontade de escrever todos os dias ... enfim acho que nao é so em mim que causa esses tipos reações ...
    Valeu aí viu :D'
    Maaaaas continuando (...) Poutz a musica é a unica coisa que preenche o vazio da minha alma...
    Agora no exato momento estou ouvindo Nando Reis ... - All Star ... uma musica que curto muito .
    Maaas olhando de um lado extremamente critico do negocio é a mais pura verdade nao se faz mais musicas como antigamente ... mais se isso for uma pesquisa extremamente profunda a gente pode analisar que alguns artistas se esforçam e ate conseguem ...porem nao é como antigamente.
    Legal essa parada de dividir o que se pensa um poco sobre a musica alem do mais isso é um movimento muito extenso,
    e ainda por cima falar com um auto confiança sobre oq falar e ter a plena certza que esta certa ! :D
    enfim... um beijo grande , e amanha posto coisa nova aparece por lá.

    ResponderExcluir
  8. roda mundo, roda gigante... roda moinho, roda peão!

    adoro essa música.

    belo texto :D

    ResponderExcluir
  9. Cara, concordo 100000000000000000001 por cento...
    Hoje em dia não existe mais conteúdo, apenas formas. E isso é em tudo, não só na música...
    e eu fico pensando: "é nesse mundo qe eu vou viver? é nesse mundo qe meus filhos vão viver?" As vezes dá uma descrença... :///


    ;*

    ResponderExcluir
  10. Concordo com tudo, sem tirar nem por. O que houve com a música? Que merda é essa que toca hoje? O:

    ResponderExcluir
  11. O post é antigo mas vale a pena comentar. Gostei da parte "O teor crítico, agressivo, e as poesias cantadas, foram esquecidos e só restaram o apelo sexual, o duplo sentido e as declarações de amor baseadas em rimas baratas.
    Hoje somos bombardeados todos os dias por celebridades musicais prontas, que se destacam por ter um visual agradável e por se enquadrarem em padrões de moda. O objetivo é apenas ganhar dinheiro e fama usando a arte para isso." mas quero adicionar um porém. Isso só é válido no que diz respeito a grande midia e a indústria musical. Sou músico e a cada dia que pasa buscando pela internet conheço mais e mais artistas que fazem um ótima música brasileira, que não deixa nada a dever aos grandes do passado - se quiser escute meu trabalho, uma Nova MPB, em www.dessambando.com. Acho que ocorreu uma inversão das coisas, pois músicas chulas, de duplo sentido e com conotação sexual sempre existiram mas tenho a impressão que não eram predominantes nos meios de comunicação. O mais odioso é a arte sendo usada exclusivamente como instrumento de fama e dinheiro. Xô Jabá!

    ResponderExcluir