quinta-feira, 18 de março de 2010

Do bom uso do relativismo

 Nunca fui um exemplo de beleza. Quando criança, cansei de ouvir piadinhas sobre os "meus quilinhos a mais" e minha genética não abençoada. Cresci ouvindo que nunca iria ficar bonita e que nem um por um zilhão de reais alguém casaria comigo [sim, exatamente com essas palavras]. Ainda hoje não consigo me olhar em um espelho e dizer "hoje eu estou bonita, mesmo". Nunca consegui, após conferir meu peso na balança, dizer que estava satisfeita com aquilo. Claro que jogo todos os meus problemas atuais em cima disso.

Não sou alta, não sou magra, meu cabelo é cacheado e moda pra mim não significa nada. Meu interesse em me enquadrar em um padrão criado por um sujeito oculto é nulo, sou uma verdadeira marginal no que diz respeito às tendências das passarelas.

Beleza não se resume a um corpo e aparência perfeitos. Bonito é aquele que é inteligente, culto, se importa com o que acontece ao seu redor e tem o mínimo de conteúdo a oferecer. Não tem nada pior do que conversar com alguém e perceber que este é uma pessoa vazia. Valorizo a beleza interior por que vi que é isso o que realmente importa: o físico facilmente se desfaz, enquanto o que adquirimos com a vida é eterno, independente do quanto se vive. O espaço, o tempo e a beleza são relativos.

As flores mais belas atraem os insetos. mas, o que os faz ali ficar, é o quão doce elas são.

Motivo do post? Encheu o saco ligar a tv e ver gente que quer definir o que eu tenho que vestir ou que cor de esmalte usar. Não preciso seguir certas pré-determinações pra ser feliz.


Imagem: A super iniciativa da Dove em pôr mulheres reais em uma de suas propagandas. Lembram?

Fico por aqui
Beijos mil :*

11 comentários:

  1. Uhuuu, falou e disse. Essas coisas me 'enchem o saco' tb.

    :)

    ResponderExcluir
  2. Tinha uma imagem que eu não consegui ver no post?
    Fora isso, amei ^^

    ResponderExcluir
  3. concordo com você,o que vale..é o que você é,isso influencia no que veste..eu acredito qe seja um modo de se expressar também sabe? Mas a sua essencia,influencia na sua vestimenta,não ao contrário.Enfim,nunca me achei bonita mesmo..mas acredito que eu tenha algum conteudo. ^^

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Amei o post! Concordo plenamente com o que você escreveu.

    Também acho que não importa se está na moda isso ou aquilo. O que importa é você se sentir bem com o que você veste, com o que você usa, com o que você faz.

    ResponderExcluir
  5. Antes de começar: isso são palavras de outra pessoa totalmente fora do padrão de beleza.

    Cresci ouvindo que era uma pessoa esperta, e não bonita. Que era ótima em matemática, mas não ótima nas brincadeiras e jogos. Que era a criança que toda a mãe queria ter, mas não quer era a mais popular da escola.
    Hoje eu me olho no espelho e digo exatamente o que as pessoas diziam para você. Eu tenho certeza absoluta que nunca vou ser bonita, e que nunca ninguém vai sequer olhar para mim. Que eu não nasci para ser amada.
    Acho engraçado que, antes de dormir, às vezes me olho no espelho e me acho mais bonito qua quando estou me preparando para sair de casa, por exemplo. Acho que autocrítica faz parte de toda uma cadeia complexa de variáveis. Se você está se achando feia ou está pessimista, se você tem alguma expectativa, tudo isso deve influir de alguma maneira na imagem final que você tem de você mesma.

    Quanto a mim, eu não consigo dizer que me apaixonaria por alguém pela beleza interior. Não sei se eu conseguiria prestar atenção no que um homem tem por dentro se tudo o que eu pudesse ver antes disso fosse o que ele tem por fora. Não sei se eu aguentaria dividir a cama com outro gordinho. Não sei se eu seria feliz assim.

    Não que eu seja feliz agora, ou que eu vá ser feliz com um bonitão.

    Acho bonito da sua parte de saber esperar para ver a beleza de cada pessoa. De percorrer todos os milimetros não só do que cada um parece, mas do que cada um é realmente, para achar os seus pontos fortes.

    E só para constar - por que eu acho realmente importante e verdadeiro uma opinião quando vindo de alguém que não me conhece e, logo, não tem nada a perder -, eu não te acho nada feia. Você é bonita! E não só bonita, você é inteligente, tem opinião e personalidade. Me importasse eu com beleza ou não, você seria alguém que eu daria atenção. :)

    Beijos. O texto foi tão bom que eu não consegui nem dar a minha opinião direito. (mesmo cansando de tanto escrever, hahaha)

    ResponderExcluir
  6. É desses desabafos que nos convencemos de quem realmente somos; nos reafirmamos como pessoa, mulher, ser único e insubstituível!

    Aprender a dar valor aos pequenos detalhes, palavras e atitudes que demonstramos perante àqueles que nos queirem bem e nos fazem bem, faz totalmente a diferença. E ignorar os comentários sórdidos e destrutivos.

    Ótimo texto!
    Sucesso.
    Beijos
    ;*

    ResponderExcluir
  7. Bem como você disse, beleza vem de dentro. Mas eu nem digo aquela 'beleza interior' que envolve simpatia, inteligência, conteúdo. Falo mesmo de beleza física. Quando você é confiante, consciente de que seus defeitos existem, mas que eles são muito pouco perto de tudo que você transmite, isso parece mudar a vista de todo mundo. Não sei dizer direito, mas pessoas seguras são como óculos automáticos de apreciação estética!
    Hahahahaha!

    ResponderExcluir
  8. Falou tudo! Padrões e etiquetas sempre me irritam e até deprimem... Gostei do texto e a frase no final me fez pensar! Beleza é uma coisa muito relativa! Beijos

    ResponderExcluir
  9. a sua beleza é sua, e a moda é voc~e que faz!

    ADOREI o post

    ResponderExcluir
  10. Adorei!! Eu sempre fui uma graçinha de criança, mas fui crescendo e isso tudo deixou de existir. Eu me acho um horror ¬¬ mas veja bem, meu cabelo é cacheado e eu gosto dele assim(só que precisa melhorar), sou magra mas às vezes me acho gorda. Sei que não sou bonita, mas me aceitar faz parte do processo da minha autoestima. Tem dias que estou em crise, outros feliz.. eu adooro moda, mas não ligo pra essas tendências e tals.. sou mt rock n' roll hahah E tbm acho pessoas magras demais um horror, desculpa qualquer uma que se ofenda mas eu posso ser uma baleia, mas se eu gosto de ser assim. Isso basta.

    ResponderExcluir