quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O valor de um canudo

Até o começo de 2007, faculdade pra mim era coisa de outro mundo. Claro, eu tinha 14 quase 15 anos e as minhas preocupações passavam longe de decidir o que eu queria pra minha vida profissional. Claro que eu já tinha minhas ideias, lembro que estava em dúvida entre Letras Port/Inglês e Desenho de moda. Super nada a ver, eu sei. Mas o fato, era que vestibular, naquela época na minha cabeça era coisa de outro mundo e eu NUNCA ia passar por aquilo.

Ainda em 2007, mudei de colégio e fui para um onde o objetivo era nos aprovar no vestibular. Aí sim as coisas ficaram claras pra mim. No primeiro dia de aula, vestibular e faculdade pública [vale ressaltar] foram impostos pra mim como as coisas mais importantes do mundo.Uma verdadeira lavagem cerebral.
Desde então decidi procurar algo com o qual me identificasse pra poder me encaixar no novo mundo que me apresentavam.

Nesse universo, vi que as minhas antigas escolhas eram vistas com maus olhos pela sociedade. Era como se ser tradutora [o que eu queria na época] ou estilista [meu sonho era ter a Gisele *insira aqui um nome complicado* desfilando na minha grife] fossem a escória e que eu devesse escolher algo mais digno. Claro que não disseram isso na cara, mas era evidente o preconceito que eu sofria quando dizia as minhas projeções sobre o futuro. Então, pesquisei um pouco e mudei pro Turismo. Viajar o mundo por trabalho me parecia uma boa ideia. Mas ao descobrir que tinha matemática no curso, descartei a possibilidade.

Então, fiquei um tempo sem o que fazer, e isso me desesperava. Nesse meio tempo eu ficava com vergonha de falar com as pessoas que me rodeavam, que até então, eram muito bem decididas sobre o que queriam.

Até que depois de um tempo, numa bela manhã de sol, resolvi criar um blog. Adivinha quem surgiu na blogsfera? rs
E percebi que escrever me dava prazer quase sexual, e resolvi procurar uma profissão em que pudesse fazer isso. Achei o Jornalismo. E é por isso que estou lutando.
Não preciso falar o que aconteceu no meu primeiro vestibular, né? É só dar uma lida nas postagens de janeiro que vai ficar bem evidente a fase Maysa lifestyle por qual passei. E isso me fez pensar no seguinte: Será que é isso mesmo o que eu quero?

Eu quero SIM escrever meus textos/livros e viver disso. Me refiro ao pensamento que nos impõem: passar no vestibular e fazer uma faculdade, de preferência um cur$o que dê um bom retorno [$$$]. Eu e muitos outros jovens estamos passando por uma fase em que estudar é a única obrigação e, por isso tem que ser bem feito, sem falhas ou fracassos. Errar virou pecado capital, e o nosso inferno é o desprezo dos pais e amigos.
Aos 15 anos, me disseram que eu tinha que escolher o que quero ser pelo resto da minha vida. Aos 15 anos, eu posso tomar a pior ou melhor decisão que vai durar enquanto meu coração estiver batendo. Vivemos em uma sociedade "diplomática", em que o diploma vale mais que o seu verdadeiro talento. Todo mundo só vê a parte boa disso. Mas a má, que é a formação de profissionais medíocres e infelizes com o que fazem e farão pelo resto de sua vida, ninguém vê.
São quatro anos ouvindo que a faculdade fará de mim uma vencedora, e que sem ela eu não serei ninguém profissionalmente. São quatro anos me matando de estudar pra algo que não sei se realmente quero. Minha dúvida não é sobre o Jornalismo, mas sim, sobre os meios pra alcançá-lo.A grande verdade é que eu não quero viver toda a vida como jornalista. Grande parte da minha carreira eu quero ser escritora, e só. Seja de notícia, de estórias, seja lá do que for. A minha paixão é por escrever. E enquanto eu não passar pela faculdade, não terei a real oportunidade de mostrar o meu potencial.

Qual o motivo desse post? Eu tô cansada!
Eu fiquei escrava de um pensamento que não pertence a mim, não concordo com ele, e mesmo assim, não posso viver sem ele.
Vestibular não mostra quem é melhor e quem é o pior, mas sim, quem tem nervos de aço pra aguentar tudo sem surtar. E olha que o ano nem começou direito! E os resquícios do ano passado, comofas/

É isso.
10³ de ósculos :*

----------
Eu sei, eu sei, ficou grande. Por isso exagerei um pouquinho nas imagens, foi pra tirar o peso do texto mesmo. Eu precisava desabafar 8(
Acho que esse mês acaba essa era de "ouro" do blog: cinco postagens por mês é luxo! Se preparem pra 2/3 no máximo. Quero me livrar de todo esse pesadelo o mais cedo possível.

9 comentários:

  1. Faça o que tu queres, pois é tudo da lei... :D

    Ah acredite quando se tá na universidade fazendo algo prazeroso e divertido para você, tudo anda bem, a mil maravilhas, pois podem lhe precionar, lhe jogar contra a parede, você pode passar dias dormindo até tarde estudando livros enormes (estilo buraco negro), que tudo isso será um delírio de felicidade pelo conhecimento, lógico se for o que lhe fascina. E outra essa história de que curso tal não dá dinheiro ou curso tal não é reconhecido, isso é tudo papo furado, quem faz a profissão é O PROFISSIONAL. Se você for uma jornalista competente, concerteza conseguirá resultados satisfatórios na sua carreira.

    P.S.: Adorooooo árvore, faço engenharia florestal e me divirto muito com os dias de trabalho de campo no meio do mato, pra uns ''bicho-grilo'', pra mim ''MINHA ALEGRIA INTERIOR''.

    ResponderExcluir
  2. Sei bem o que é isso, estou na 5ª fase de administração e o caminho para chegar até aqui, teve muitos sonhos, muita pesquisa e conselhos.
    Ja quis ser dentista, jornalista, designer, arquiteta ou quem sabe até fazer alguma engenharia, e pra piorar os testes vocacionais não me ajudaram em nada, mostrando que todas as opções que eu tinha em mente poderia me dar bem.
    Então fiz alguns cursos, estágio, trabalhos temporários e depois de um ano formada no ensino médio descobri que iria fazer administração.
    Além de ser algo interessante de se estudar, me abre um imenso horizonte de oportunidades...se me perguntarem qual meu objetivo com esse curso...Abrir um negócio próprio. Em que área? não sei ainda estou pesquisando...o tempo nos dará as respostas, é preciso ter paciência

    ResponderExcluir
  3. eu já acabei a escola e pretendo fazer faculdade mais acho que estou igual a você ou talvez até pior, é claro que não falei isso para ninguém, mais quero trabalhar em Recursos Humanos por exemplo, ou eu faço psicologia, ou Administção: O fato é que psicologia eu vou ir muito além do que eu quero, não quero estudar as mentes doentes, não quero ter formação de doutor pra ser um analista de Rh. Administração tem muita matemática, aff eu não gosto de contas complicadas e blá blá blá. o Tecnologo de Rh não é reconhecido, se faz necessário a graduação normal. Não sei o que faço. / só pra desabafar mesmo/

    ResponderExcluir
  4. A minha flor, faça o que você goste. Mas antes faça uma coisa que você possa se sustentar, para então fazer o que goste. Eu estava nessa mesma dúvida, mas no meu caso foi solucionado por um estágio.... Faz estágio esse ano, é uma boa forma de vocÊ se conhecer melhor e saber aquilo que você realmente quer!

    ResponderExcluir
  5. Ano passado o mesmo que aconteceu com você, em seus quinze anos, aconteceu comigo. Me impuseram uma escolha que eu sinceramente ainda não tenho como fazer. Querem me prender a um compromisso de quatro anos e um diploma, mesmo sem a minha decisão ter sido dada. Estou confusa e duvidando até mesmo de que eu tenha o real poder de escolha. Com um pai torcendo por medicina e uma mãe por odontologia, sendo que eu odeio biologia, nada faz sentido. Um problema sério demais. Adorei o seu texto, pois em vi nele.

    Vi meu dilema atual e minha crise de identidade-futura! rsrs Beijos

    ResponderExcluir
  6. to passando por isso e estou enfretando a Psicologia na FEDERAL meu sonhoooooo. E sem considerar que sou pobre e não tenho dinheiro para pagar a particular.
    Tenso...
    Concordo com vc que é preciso ter nervos de aço.
    beijos futura jornalista.

    ResponderExcluir
  7. Oi Mila...

    Nessas horas [de pura pressão] devemos nos projetar no futuro e ter os pensamentos mais positivos possiveis... O bom humor, a confiança e a espera por algo que você [sempre] sonhou te ajudam a dar uma forcinha pra seguir em frente...

    E o pior... se não te avisaram que vc deve ter nervos de aço 100% durante todo o seu dia, não mostraram direito o que é a vida.
    Pq é F**a!! Vc deverá agradar o seu trabalho [chefinho] e a vc mesmo [sendo o melhor possivel na faculdade] e isso nunca foi [e será] fácil...
    Dita por experiência própria...

    Beijos flor... e força na piruca aiii!!

    ResponderExcluir